Entre os povos bíblicos, mudar de nome significava mudar de vida, de posição, de destino etc. Na Bíblia encontramos vários exemplos que confirmam este fato. Vejamos:
De ABRÃO (pai exaltado) para ABRAÃO (pai de uma multidão). “E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto; e te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti” (Gn. 17:5, 6);
De JACÓ (aquele que suplanta, o que segura no calcanhar) para ISRAEL (o que prevalece com Deus): “Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste” (Gn. 32:28);
De JOSÉ (aquele que acrescenta) para ZAFENATE-PANÉIA (provavelmente: mantenedor da vida ou Deus fala e ele vive): “E Faraó chamou a José de Zafenate-Panéia, e deu-lhe por mulher a Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om; e saiu José por toda a terra do Egito” (Gn. 41:45);
De DANIEL (Deus é meu Juiz) para BELTESSAZAR (príncipe de Bel, que Bel proteja a sua vida);
De MISAEL (quem é como Deus? ou quem é o que Deus é?) para MESAQUE (quem é como Aku?, quem é o que Aku é?);
De HANANIAS (Jeová é misericordioso ou Jeová é gracioso) para SADRAQUE (o amigo do rei ou o mandamento de Aku);
De AZARIAS (Jeová é meu socorro ou Jeová tem ajudado) para ABEDENEGO (servo de Nebo ou Nego). Esta mudança teve como finalidade integrá-los ao convívio da religião babilônica: “E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abadengo” (Dn. 1:7);
De ELIAQUIM (levantado por Deus) para JEOAQUIM (Jeová estabeleceu): “Também Faraó Neco constituiu rei a Eliaquim, filho de Josias, em lugar de seu pai Josias, e lhe mudou o nome para Jeoaquim” (2 Rs. 23:34);
De MATANIAS (dom de Jeová) para ZEDEQUIAS (Jeová é minha justiça): “E o rei de Babilônia estabeleceu a Matanias, seu tio, rei em seu lugar; e lhe mudou o nome para Zedequias” (2 Rs. 24:17);
De GIDEÃO (lenhador ou lutador de espada) para JERUBAAL (que Baal acrescente ou Baal revele sua grandeza): “Por isso naquele dia lhe chamaram Jerubaal, dizendo: Baal contenda contra ele, pois derrubou o seu altar” (Jz. 6:32).
De SIMÃO (o que escuta ou aquele que ouve) para CEFAS ou PEDRO (pedra): “E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas, que quer dizer Pedro” (Jo. 1:42);
De SAULO (pedido) para para PAULO (pequeno): “Todavia Saulo, que também se chama Paulo...” (At. 13:9).
De ABRÃO (pai exaltado) para ABRAÃO (pai de uma multidão). “E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto; e te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti” (Gn. 17:5, 6);
De JACÓ (aquele que suplanta, o que segura no calcanhar) para ISRAEL (o que prevalece com Deus): “Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste” (Gn. 32:28);
De JOSÉ (aquele que acrescenta) para ZAFENATE-PANÉIA (provavelmente: mantenedor da vida ou Deus fala e ele vive): “E Faraó chamou a José de Zafenate-Panéia, e deu-lhe por mulher a Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om; e saiu José por toda a terra do Egito” (Gn. 41:45);
De DANIEL (Deus é meu Juiz) para BELTESSAZAR (príncipe de Bel, que Bel proteja a sua vida);
De MISAEL (quem é como Deus? ou quem é o que Deus é?) para MESAQUE (quem é como Aku?, quem é o que Aku é?);
De HANANIAS (Jeová é misericordioso ou Jeová é gracioso) para SADRAQUE (o amigo do rei ou o mandamento de Aku);
De AZARIAS (Jeová é meu socorro ou Jeová tem ajudado) para ABEDENEGO (servo de Nebo ou Nego). Esta mudança teve como finalidade integrá-los ao convívio da religião babilônica: “E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abadengo” (Dn. 1:7);
De ELIAQUIM (levantado por Deus) para JEOAQUIM (Jeová estabeleceu): “Também Faraó Neco constituiu rei a Eliaquim, filho de Josias, em lugar de seu pai Josias, e lhe mudou o nome para Jeoaquim” (2 Rs. 23:34);
De MATANIAS (dom de Jeová) para ZEDEQUIAS (Jeová é minha justiça): “E o rei de Babilônia estabeleceu a Matanias, seu tio, rei em seu lugar; e lhe mudou o nome para Zedequias” (2 Rs. 24:17);
De GIDEÃO (lenhador ou lutador de espada) para JERUBAAL (que Baal acrescente ou Baal revele sua grandeza): “Por isso naquele dia lhe chamaram Jerubaal, dizendo: Baal contenda contra ele, pois derrubou o seu altar” (Jz. 6:32).
De SIMÃO (o que escuta ou aquele que ouve) para CEFAS ou PEDRO (pedra): “E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas, que quer dizer Pedro” (Jo. 1:42);
De SAULO (pedido) para para PAULO (pequeno): “Todavia Saulo, que também se chama Paulo...” (At. 13:9).
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É isso!
Obrigada me ajudaram muito 😊
ResponderExcluirGostaria de saber se me autoriza a usar esse texto em meu livro no qual eu colocaria os devidos créditos e fonte desse texto. Pelo que antecipadamente agradeço
ResponderExcluirNo Aguardo de um retorno.
Att
Elaine Blach
Claro, Elaine, fique à vontade!!!
ExcluirAmei o estudo!
ExcluirSó uma pequena contribuição minha: Em nenhum momento PAULO/SAULO mudou de nome. O nome hebreu dado a ele de seus pais era Saulo,mas, como seu pai era cidadão romano(e,no entanto Saulo herdou esta cidadania), Saulo também tinha o nome latino “Paulo” (Atos 16,37). Como ele nasceu em um ambiente fariseu rigoroso, o nome Saulo era o nome mais adequado para usar. Mas depois de sua conversão, Saulo decidiu usar seu nome latino para anunciar o Evangelho aos gentios e assim começou a ficar conhecido como Paulo. Repare no verso 9 do capítulo 13 no qual relata que ele era chamado de ambos os nomes.
ResponderExcluir👏👏👏👏👏
ExcluirPoque saulo e paulo eram o mesmo nome em uma so pessoa?
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