Os sentidos de “Club”
Muita gente ignora, com certeza, a origem da palavra inglesa "Club”, geralmente adaptada em todos os países, para designar “grêmios, associações, reuniões etc.”, destinadas a fins políticos, científicos, recreativos etc.
A palavra club significa: maça, cacete, pau grosso; as primeiras assembleias populares que se formaram em Inglaterra para a queda da monarquia, quando se deu a luta entre os "cabeças redondas” e os “cavaleiros”, tomaram aquela designação. Eram “caceteiros” como se dizia antigamente.
“Club-law”, que, no sentido figurado, é a lei, o estatuto de um " club"; no sentido literal é "a lei do cacete”, “a lei do mais forte”; a lei por meio de "clubs" ou mediante a violência.
Um "club-man ", que, no sentido figurado e corrente, é o sócio de um "club" (ou de mais de um), é aquele que vive a vida dos "clubs ", que os frequenta, que neles é assíduo, que deles faz o seu lar etc.; no sentido literal é "um homem armado de maça”, um “homem que anda de cacete", disposto para o uso da força, para a agressão.
“Club-fisted" é aquele que "tem a mão pesada ", que tem "o punho grosso”. O “Club-fist " é um " brutal”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário